Você precisa aprender a aprender antes qualquer coisa. Principais estratégias do TEOB:
1- Preparação:
• Navegação;
• Tempo e quantidade;
• Anotações de cinco minutos;
• Perguntas e objetivos.
2- Aplicação:
• Visualização geral;
• Pré-visualização;
• Visualização interna e revisão;
**Essa ordem não é essencial, pode ser mudada, subtraída ou adicionada, como exigir o estudo ou preparação.
PREPARAÇÃO📚
• Navegação
Olhar todo livro e jornal, anotações ou o que você for estudar. Rapidamente e tendo a "sensação geral" do livro; observe a organização, estrutura, nível de dificuldade, ilustrações e textos, resultados, resumos e conclusões.
•Tempo e quantidade
Quando estudar um livro primeiramente decida o tempo que será dedicado a isso, depois é preciso decidir a meta a ser cumprida naquele período. Quando estamos estudando o tempo e a meta que queremos completar nos da umb ponto final ou objetivo.
→É importante definir fisicamente a quantidade de leitura que vai fazer (ex.: 3 páginas) faça marcações no início e no final dá seleção.
•Redação de cinco minutos (anotações)
Depois de decidir a meta a ser cumprida, escreva tudo o que você sabe sobre o assunto o mais rápido que puder
Faça um Mini Mapa Mental
**Não dedique mais que cinco minutos
Isso vai te ajudar a melhorar a concentração, eliminar distrações e estabelecer um bom padrão mental
**Não é necessário conhecimento completo sobre o assunto.
•Fazer perguntar e estabelecer metas (Perguntas e objetivos)
Decida o que você quer do livro. Definir perguntas que você quer que sejam respondidas durante a leitura
**Anote as perguntas em um post-it
**Não deve levais que cinco minutos, pois as questões podem ser respondidas e acrescentadas conforme a leitura progride. Quando mais detalhadas for a forma de estabelecer as perguntas e metas, melhor será na próxima parte do TEOB.
APLICAÇÃO 📚
• Visualização geral
Pessoas que usam livros didáticos ou texto de curso, quando tem contado com um novo texto, começa dá página 1. Isso não é recomendável. Recomenda-se uma abordagem para estudos de textos e anotações (especificamente os mais difíceis), é ter uma boa ideia do que está nela. As áreas a serem cobertas pela visualização incluem: resumos, conclusões, sumários, gráficos, ilustrações, resultados e etc.
É importante ter um bom conhecimento das sessões gráficas do livro. Durante a visualização geral e necessário usar sempre lápis como guia visual, onde sua memória será fortificada pela própria memória mental, memória sinestesica e os movimentos oculares.
• Pré-visualização
Se você permitir que seu cérebro veja o texto todo antes de lê-lo (leitura superficial + leitura dinâmica) vai ser mais efetivo do que lê-lo pela segunda vez.
**Na visualização geral e na pré-visualização, você deve selecionar e rejeitar conteúdos ativamente.
→ Estratégia para uma pré-visualização efetiva:
•Tenha ideia do que quer obter ao ler. Leia primeiro o texto por cima, veja os elementos principais. Se o texto está descrevendo algo, anote isso para uma futura referência.
•Faça anotações efetivas do que está lendo. Use o seu conhecimento anterior para entender a relevância do que está lendo.
•Se está lendo um simples texto ou um complexo livro didático, o resumo, resultados e conclusões devem ser lidos primeiro, onde frequentemente inclui informações que você procura.
•Certifique-se de que as anotações realmente resume o corpo primário do texto.
• Visualização interna
Levando em consideração que que necessário mais informações olhe o material por dentro isso envolve preencjer aquelas áreas ainda vazias, olhando fora do corpo normal do livro, como exemplo as vídeo aulas.
•Pulando bloqueios que fazem tropeçar
Acreditar ou fingir que entendeu a informação no contexto quando, na verdade, não entendeu é igualmente inútil.
•Se você lutar imediatamente com ela, dá a seu cérebro um intervalo importante em que ele pode trabalhar nelas subconscientemente.
•Se você voltar depois às áreas difíceis, elas podem ser abordados pelos dois lados
•Sair das áreas difíceis libera a tensão e o peso mental que geralmente acompanham a abordagem tradicional
Estudantes que deixam pequenas seções de estudo vão abrir à criatividade e às habilidades naturais de entendimento de uma gama mais vasta de opções
•Revisão
É necessário o estágio de revisão. Reveja as questões que marcou como dignas de nota. Você vai descobrir que não mais que 70% do que foi inicialmente considerado relevante será realmente usado.
Uma revisão no momento de maior memória e integração vai mantendo o ponto alto por mais um ou dois dias, quando você poder revisar novamente
1- Preparação:
• Navegação;
• Tempo e quantidade;
• Anotações de cinco minutos;
• Perguntas e objetivos.
2- Aplicação:
• Visualização geral;
• Pré-visualização;
• Visualização interna e revisão;
**Essa ordem não é essencial, pode ser mudada, subtraída ou adicionada, como exigir o estudo ou preparação.
PREPARAÇÃO📚
• Navegação
Olhar todo livro e jornal, anotações ou o que você for estudar. Rapidamente e tendo a "sensação geral" do livro; observe a organização, estrutura, nível de dificuldade, ilustrações e textos, resultados, resumos e conclusões.
•Tempo e quantidade
Quando estudar um livro primeiramente decida o tempo que será dedicado a isso, depois é preciso decidir a meta a ser cumprida naquele período. Quando estamos estudando o tempo e a meta que queremos completar nos da umb ponto final ou objetivo.
→É importante definir fisicamente a quantidade de leitura que vai fazer (ex.: 3 páginas) faça marcações no início e no final dá seleção.
•Redação de cinco minutos (anotações)
Depois de decidir a meta a ser cumprida, escreva tudo o que você sabe sobre o assunto o mais rápido que puder
Faça um Mini Mapa Mental
**Não dedique mais que cinco minutos
Isso vai te ajudar a melhorar a concentração, eliminar distrações e estabelecer um bom padrão mental
**Não é necessário conhecimento completo sobre o assunto.
•Fazer perguntar e estabelecer metas (Perguntas e objetivos)
Decida o que você quer do livro. Definir perguntas que você quer que sejam respondidas durante a leitura
**Anote as perguntas em um post-it
**Não deve levais que cinco minutos, pois as questões podem ser respondidas e acrescentadas conforme a leitura progride. Quando mais detalhadas for a forma de estabelecer as perguntas e metas, melhor será na próxima parte do TEOB.
APLICAÇÃO 📚
• Visualização geral
Pessoas que usam livros didáticos ou texto de curso, quando tem contado com um novo texto, começa dá página 1. Isso não é recomendável. Recomenda-se uma abordagem para estudos de textos e anotações (especificamente os mais difíceis), é ter uma boa ideia do que está nela. As áreas a serem cobertas pela visualização incluem: resumos, conclusões, sumários, gráficos, ilustrações, resultados e etc.
É importante ter um bom conhecimento das sessões gráficas do livro. Durante a visualização geral e necessário usar sempre lápis como guia visual, onde sua memória será fortificada pela própria memória mental, memória sinestesica e os movimentos oculares.
• Pré-visualização
Se você permitir que seu cérebro veja o texto todo antes de lê-lo (leitura superficial + leitura dinâmica) vai ser mais efetivo do que lê-lo pela segunda vez.
**Na visualização geral e na pré-visualização, você deve selecionar e rejeitar conteúdos ativamente.
→ Estratégia para uma pré-visualização efetiva:
•Tenha ideia do que quer obter ao ler. Leia primeiro o texto por cima, veja os elementos principais. Se o texto está descrevendo algo, anote isso para uma futura referência.
•Faça anotações efetivas do que está lendo. Use o seu conhecimento anterior para entender a relevância do que está lendo.
•Se está lendo um simples texto ou um complexo livro didático, o resumo, resultados e conclusões devem ser lidos primeiro, onde frequentemente inclui informações que você procura.
•Certifique-se de que as anotações realmente resume o corpo primário do texto.
• Visualização interna
Levando em consideração que que necessário mais informações olhe o material por dentro isso envolve preencjer aquelas áreas ainda vazias, olhando fora do corpo normal do livro, como exemplo as vídeo aulas.
•Pulando bloqueios que fazem tropeçar
Acreditar ou fingir que entendeu a informação no contexto quando, na verdade, não entendeu é igualmente inútil.
•Se você lutar imediatamente com ela, dá a seu cérebro um intervalo importante em que ele pode trabalhar nelas subconscientemente.
•Se você voltar depois às áreas difíceis, elas podem ser abordados pelos dois lados
•Sair das áreas difíceis libera a tensão e o peso mental que geralmente acompanham a abordagem tradicional
Estudantes que deixam pequenas seções de estudo vão abrir à criatividade e às habilidades naturais de entendimento de uma gama mais vasta de opções
•Revisão
É necessário o estágio de revisão. Reveja as questões que marcou como dignas de nota. Você vai descobrir que não mais que 70% do que foi inicialmente considerado relevante será realmente usado.
Uma revisão no momento de maior memória e integração vai mantendo o ponto alto por mais um ou dois dias, quando você poder revisar novamente